top of page
Manager at Construction Site_edited.jpg

Abril Verde pela Segurança no Trabalho

O movimento Abril Verde é uma iniciativa que busca conscientizar a população sobre a importância da saúde e segurança no trabalho. O movimento surgiu como uma forma de lembrar o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho, que é celebrado no dia 28 de abril.

De acordo com o Ministério da Economia, em 2022, foram registrados 713.442 acidentes de trabalho no Brasil, sendo, desse total, 5.778 fatais. As principais causas de acidentes de trabalho são quedas de altura, contato com máquinas e equipamentos, esforços físicos repetitivos e exposição a agentes nocivos.

A prevenção de acidentes e doenças ocupacionais requer um esforço conjunto das empresas, dos empregados e colaboradores, bem como das instituições reguladoras. A adoção de medidas preventivas, como treinamentos de segurança, uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adequados e identificação de potenciais riscos no ambiente de trabalho, é essencial para a minimização dos riscos e na prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.

Os profissionais da Segurança do Trabalho são os responsáveis por identificar e avaliar os riscos físicos, químicos, biológicos, ergonômicos ou psicológicos presentes nos locais de trabalho. O objetivo é desenvolver e implementar medidas para controlá-los e minimizá-los, por meio de medidas de proteção coletiva e individual, a fim de prevenir acidentes e doenças ocupacionais e de promover a saúde e o bem-estar dos trabalhadores. 

Fontes: Movimento Abril Verde ressalta a relevância da cultura de segurança e saúde no trabalho — FUNDACENTRO (www.gov.br)

bottom of page